Wednesday, January 11, 2006

Lisbon Story

Porque é que Lisbon Story se tornou - depois de o ver quatro ou cinco vezes - no primeiro da lista dos filmes da minha vida?

Lisbon Story, nao sendo uma referência mundial em cinema é um filme que acho que todos os lisboetas deviam ver e por certo adorar devido ao retrato limpo e romântico que a nossa cidade consegue oferecer.
Admiro Wim Wenders por ser alemao e mesmo com esse handicap conseguir fazer um retrato de Lisboa que nao se sendo de lá -e nem refiro português mas lisboeta mesmo, ou que pelo menos viva a realidade da cidade- nao se consegue captar (imagino) bem... quanto mais transmiti-lo como ele o faz. Provavelmente, ao saber a escolha do realizador que fez a Câmara de Lisboa para este filme na sua altura sentir-me-ía insultado e invadido de um espírito municipal que daria azo à criaçao de um ódio interno e um sentimento de injustiça.
É a maravilha que tem a ignorância. Por achar simplesmente que Wenders tinha realizado o filme por amor à cidade vi-o pela primeira vez com a mente limpa de preconceitos e fiquei absolutamente pasmado pela, nao visao como se costuma usar o termo, mas capacidade de visionar/observar deste director.
Nao ha altura em que veja o filme na televisao e nao me apeteça comentar, conversar sobre, ou estar em Lisboa. Imagino mais que, se o visse no cinema, me sentiria perfeitamente em casa e teria uma surpresa ao sair da sala e ver-me num sitío completamente distinto.
É preciso ver, ver e ver outra vez e maravilharmo-nos com o eléctrico, a paisagem, os sons, o homem cujo pai "tinha uma profissao muito reles, era a profissao de sapateiro" e a espantosa Teresa Salgueiro.
Muito mal vistos são os filmes de encargo em que o director faz um trabalho de empregado como artista e não de artista livre de todas as barreiras. Pois Lisbon Story é um filme de encargo e a prova que não se perde a qualidade artística por ter origem numa ideia de outra pessoa que não o realizador.

Parabéns Wim Wenders

P.S: Desculpem a Falta de Tils

4 Comments:

Blogger Mafalda said...

Lisboa, bela Lisboa!

5:18 PM  
Blogger jacinto said...

tb gostei imenso do filme! e a banda sonora é toda ela excepcional

11:52 PM  
Blogger s said...

Tenho que ir ver esse filme... Tenho mesmo pois Wim Wenders é o realizador de um dos meus filmes de elição, Million Dollar Hotel.

10:53 PM  
Blogger s said...

This comment has been removed by a blog administrator.

10:53 PM  

Post a Comment

<< Home