Thursday, September 29, 2005

Discussão

Discuto porque gosto de discutir nao tomo partidos porque não há um certo, certo está um ponto de vista até provado o contrário, ou até que a debilidade da argumentação se torne tal que não compete com o adversário. A discussão é uma guerra fria, quem entra nela tem que querer ganhar e na guerra não existe desistência falsa. Os alemães não disseram aos estados unidos na segunda grande guerra: "Pronto esta bem leva la a bicicleta tens sempre que ganhar..." é o argumento para quem perdeu a guerra mas quer sair com a impressão e dar essa mesma impressão aos outros que o adversário ganhou tiranamente e sem obedecer a regras estabelecidas. Logo os três piores argumentos numa conversa são:

- és ridículo (não confundir com "isso é ridículo" que normalmente deve vir acompanhado com um porquê)
-Ja não discuto mais, tens que ter sempre razão
-Levantar-se chateado ir a casa de banho e mudar o assunto quando se volta ou atirar "ainda estão nessa?" (esta quando se estava envolvido também, quando não se estava é digno de um prurururururum Tchimmm acustico)

Portanto ou se leva o outro a desistência ou diz-se simplesmente "não tenho argumentos para isso, mas vou ver e provar-te" ou " talvez tenhas alguma razão mas não quero acreditar no teu ponto de vista". Leva-se a desistência porque o mais natural é ninguém sair convencido de discussões não factuais.
Porem, cada discussão é singular e as regras são dobraveis de a cordo com a situação. Mas definitivamente, quando há uma maioria de um lado não significa de todo que esta tenha a visão mais certa ou apurada.

Sim, gosto de discutir, porque se desenvolvem varias capacidades e características, como são a imaginação, método, organização e a tão cobiçada capacidade de argumentação (para não apontar logo o raciocínio dedutivo e o conhecimento geral vindo da aprendizagem que os outros nos podem oferecer).

Estou a ouvir boa música numa gelataria italiana mas infelizmente não reconheço, assim que voltar a Lisboa a minha mediateca estará disponível aqui e para mim.

Un Saludo Simontarantino

4 Comments:

Blogger madalena said...

esqueceste-te daqueles personagens muitíssimo irritantes que usam aqueles argumentos cliché . Em relaçao â religiao católica "ah, pois o Papa vive como um rei. O Vaticano está a abarrotar de ouro que devia era dar aos pobres", ou entao sobre política "nao tenho partido, os políticos sao todos a mesma coisa, una vigaristas!" e por aí fora...

8:29 AM  
Blogger Jair said...

E tu és uma canalha,uma verdadeira agitadora de esparguetes.

11:38 AM  
Blogger madalena said...

enganas-te, sou uma espargueta, verdadeira canalhora de agitades

12:09 AM  
Anonymous Anonymous said...

Adoras-te, Simão!

5:01 PM  

Post a Comment

<< Home