Wednesday, March 23, 2005

Alma lusa

Tudo começou com as laranjas:
- Epah esta laranja está boa! Doce! - disse eu aos empregados.
Enquanto me virava para os encarar depois de o ter dito, o senhor Manel dizia-me:
- Essas são nossas, nacionais... são as melhores.
A Salomé perguntava se não eram espanholas.
- Naa, as espanholas são mais esbranquiçadas, boas boas são as nossas! Eles quando são para vir para cá fazem muitas muitas em estufas e depois mandam-nas. Nos somos muito bons em muitas coisas.
Eu olhava para ele com um ar sorridente.
- Nós fazemos muitas coisas bem - continuava - os outros, os que competem connosco fazem mil, nós fazemos dez mas as nossas são boas, muito boas! Nós temos qualidade, o português é bom, podemos fazer menos, mas fazemos muito melhor; enquanto as deles duram seis meses as nossas duram quatro ou cinco anos, e eu prefiro comprar uma coisa que dure mais cara que uma coisa que seja barata para deitar no lixo.
O senhor Manel é o estereótipo alfacinha: é de alfama, bairrista, baixo com o cabelo grisalho de uns sessenta anos e escuro, esteve em angola "a matar pretos" e ás vezes parece racista embora não o seja; nasceu em Braga mas estão-lhe nas entranhas todos os atalhos do bairro e da cidade, a sua sabedoria é absolutamente popular o que não é sinónimo de parvo.
-E guerreiros?! Os portugueses são guerreiros... foram... agora já não somos nada, eu digo bem mas também sei dizer mal quando é preciso porra!, Um de nós corria um batalhão com um pau na mão! Hehehe... - alguns dentes de trás já desapareceram - Olha o Afonso Henriques! De norte a sul aquilo era longe, dantes era muito longe, a cavalo e sem estradas; hoje não, hoje faz-se tudo em três horas, mas dantes... hã!
- E os americanos? São cobardes, aquilo batem muito mas com máquinas, porque são cobardes nós não, é corpo a corpo, mas agora não, agora está tudo sujo desde há algum tempo para cá que estragaram a nossa história, fomos guerreiros a sério! E os descobrimentos eia os descobrimentos... olha espera la que tenho que ir tratar daquilo. O senhor Manel foi educado no tempo da ditadura, em que os portugueses eram ensinados como um grande povo, de feitos extraordinários; é das coisas que talvez devesse ter ficado...

Herbalizer - The blend

1 Comments:

Blogger Jair said...

Grandes prais amigo.....grandes praias.

12:06 AM  

Post a Comment

<< Home