Mr Ripley
Não removo por princípio mas o que está a negrito é muito saltável aconselho a que se faça.
Há alguns meses divagava pelos corredores da Blockbuster quando me deparei com a capa de um filme que tinha uma fotografia do John Malkovich e o título de "O jogo de Mr Ripley" ("Ripley's game"). Achei extremamente estranho visto que seria presumivelmente uma sequela do conhecido filme "The talented Mr Ripley"; existe um preconceito a meu ver extremamente injusto em relação às sequelas (não feridas... o filme depois do primeiro), no entanto eu também sofro desse preconceito irracional (como são todos) e impliquei, não alugando o filme.
Ontem à noite ia jantar a casa de uma amiga minha e fiquei de levar um filme, levei dois, um deles alugado... para o alugar passei pela blockbuster e enquanto passeava no corredor dei de caras com esse filme. Elaborei muito rápidamente uma questão que precisava de uma resposta, uma questão longa mas que o nosso cérebro consegue condensar em 5 segundos de rápidos juízos, relações e dúvidas. Porque é que John Malkovich - sobejamente conhecido como o típico americano que se conveteu à Europa, ao seu charme cultural e aparente nobilidade moral - aceitou fazer uma sequela de um filme que embora já roçasse um fascínio pela europa e tivesse (pelo menos a meu ver) uma certa marca de qualidade não deixaria de ser talvez um objecto de lucro? As sequelas são mal vistas, o John Malkovich tem um certo vício pela qualidade, a capa alternativa a esta parece um fresco pintado nos dias de hoje... estas e várias outras conclusões que não consigo enumerar (pois foram mais as sentidas do que as pensadas... difícil de explicar) duraram os 5 segundos que precederam o eu pegar no dvd e pisgar-me a cem por hora do sítio.
A estas questões respondeu um filme com um John Malkovich que nasceu para fazer este papel e um verdadeiro seguimento do filme anterior: desde o jovem que gostava da rebeldia jazz e que passa a gostar da organização da música clássica e do som (horrível) do cravo à passagem da mente confusa e perturbada para uma mente lúcida (assassina mas lúcida não obstante) e esclarecida, iluminada... O filme realmente parece um fresco e não sei porquê mas gerou-se uma grande confusão na minha cabeça se seria de como foi filmado, ou da televisão e do leitor de dvd que (não percebo nada disto) pareciam "top notch", mas o filme parecia extremamente real - é isto a Alta definição? não sei... - tão real que parecia ter sido filmado com uma câmara de video daquelas que qualquer um pode comprar no corte inglés, real no sentido de não produzido, um aspecto realista; poderia ter sido por ser feito por italianos? E já agora por ter sido feito em Italia? Não sei... mas a confusão foi porque hoje na Fnac passei pelo "senhor dos anéis" numa televisão e atingiu-me a mesma sensação , e eu ja o tinha visto no cinema (parecia diferente) ao contrário do "Ripley's Game" que não tinha visto e por isso não tinha termo de comparação. Quero continuar a acreditar que era a maneira como estava feito o filme embora duvide que assim seja, tenho que descobrir, odeio confusões...
John Malkovich dá a sensação que consegue fazer os filmes sózinho, nas cenas em que ele não aparece ficamos com a ideia que o resto dos actores andam sem saber o que fazer tornando o filme bizarro de certa forma. Mesmo sendo a continuação e a apreciação dos dois filmes em conjunto satisfatória - sim nós temos satisfação em relacionar as coisas e compreender essa relação - o filme tem uma individualidade que cumpre o objectivo, uma espécie de reflexão sobre a vioência e o propósito de algumas decisões que são tão humanas como poderiam ser animalescas, o propósito de matar alguém ou o simples facto de se esse alguém for um parasita a sua morte ser apenas "one less car on the road, a little less noise" à qual não é necessário dar importância negativa. Este papel pertence a Malkovich mais do que a qualquer outro actor que tenha representado o senhor Ripley
A verdade final é que este filme pelo que me consta não chegou a estrear nos cinemas em LA por um conjunto de factores e por essa razão não houve nomeações para oscar o que também não é importante visto que é um prémio que não tem grande carisma ou reputação por ser artisticamente legítimo ("Money talks").
Shrapn3l - One step to decline
Há alguns meses divagava pelos corredores da Blockbuster quando me deparei com a capa de um filme que tinha uma fotografia do John Malkovich e o título de "O jogo de Mr Ripley" ("Ripley's game"). Achei extremamente estranho visto que seria presumivelmente uma sequela do conhecido filme "The talented Mr Ripley"; existe um preconceito a meu ver extremamente injusto em relação às sequelas (não feridas... o filme depois do primeiro), no entanto eu também sofro desse preconceito irracional (como são todos) e impliquei, não alugando o filme.
Ontem à noite ia jantar a casa de uma amiga minha e fiquei de levar um filme, levei dois, um deles alugado... para o alugar passei pela blockbuster e enquanto passeava no corredor dei de caras com esse filme. Elaborei muito rápidamente uma questão que precisava de uma resposta, uma questão longa mas que o nosso cérebro consegue condensar em 5 segundos de rápidos juízos, relações e dúvidas. Porque é que John Malkovich - sobejamente conhecido como o típico americano que se conveteu à Europa, ao seu charme cultural e aparente nobilidade moral - aceitou fazer uma sequela de um filme que embora já roçasse um fascínio pela europa e tivesse (pelo menos a meu ver) uma certa marca de qualidade não deixaria de ser talvez um objecto de lucro? As sequelas são mal vistas, o John Malkovich tem um certo vício pela qualidade, a capa alternativa a esta parece um fresco pintado nos dias de hoje... estas e várias outras conclusões que não consigo enumerar (pois foram mais as sentidas do que as pensadas... difícil de explicar) duraram os 5 segundos que precederam o eu pegar no dvd e pisgar-me a cem por hora do sítio.
A estas questões respondeu um filme com um John Malkovich que nasceu para fazer este papel e um verdadeiro seguimento do filme anterior: desde o jovem que gostava da rebeldia jazz e que passa a gostar da organização da música clássica e do som (horrível) do cravo à passagem da mente confusa e perturbada para uma mente lúcida (assassina mas lúcida não obstante) e esclarecida, iluminada... O filme realmente parece um fresco e não sei porquê mas gerou-se uma grande confusão na minha cabeça se seria de como foi filmado, ou da televisão e do leitor de dvd que (não percebo nada disto) pareciam "top notch", mas o filme parecia extremamente real - é isto a Alta definição? não sei... - tão real que parecia ter sido filmado com uma câmara de video daquelas que qualquer um pode comprar no corte inglés, real no sentido de não produzido, um aspecto realista; poderia ter sido por ser feito por italianos? E já agora por ter sido feito em Italia? Não sei... mas a confusão foi porque hoje na Fnac passei pelo "senhor dos anéis" numa televisão e atingiu-me a mesma sensação , e eu ja o tinha visto no cinema (parecia diferente) ao contrário do "Ripley's Game" que não tinha visto e por isso não tinha termo de comparação. Quero continuar a acreditar que era a maneira como estava feito o filme embora duvide que assim seja, tenho que descobrir, odeio confusões...
John Malkovich dá a sensação que consegue fazer os filmes sózinho, nas cenas em que ele não aparece ficamos com a ideia que o resto dos actores andam sem saber o que fazer tornando o filme bizarro de certa forma. Mesmo sendo a continuação e a apreciação dos dois filmes em conjunto satisfatória - sim nós temos satisfação em relacionar as coisas e compreender essa relação - o filme tem uma individualidade que cumpre o objectivo, uma espécie de reflexão sobre a vioência e o propósito de algumas decisões que são tão humanas como poderiam ser animalescas, o propósito de matar alguém ou o simples facto de se esse alguém for um parasita a sua morte ser apenas "one less car on the road, a little less noise" à qual não é necessário dar importância negativa. Este papel pertence a Malkovich mais do que a qualquer outro actor que tenha representado o senhor Ripley
A verdade final é que este filme pelo que me consta não chegou a estrear nos cinemas em LA por um conjunto de factores e por essa razão não houve nomeações para oscar o que também não é importante visto que é um prémio que não tem grande carisma ou reputação por ser artisticamente legítimo ("Money talks").
Shrapn3l - One step to decline
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