Monday, January 15, 2007

A chuva

Porque é que há chuva em Madrid? Se Madrid não tem mar porque é que chove tanto?
A chuva funciona por umas regras muito lógicas de comunicação. Como os correios, ou o mercado mundial de peixe.
Madrid está longe do mar e portanto não devia chover, mas, como todas as cidades têm chuva, os politicos e governantes da Comunidad de Madrid fundaram uma agência, a agência secreta dos contactos climatéricos. Esta agência comunica com os portos climatéricos que tem - em zonas especialmente húmidas e de grades massas de água - por meio de ventos, mensagens codificadas em frentes frias e frentes quentes. Fabricados por umas grandes máquinas de aquecer e arrefecer o ar, os ventos são o meio de enviar a mensagem de maneira secreta e relativamente rápida. Estas mensagens são captadas pelas máquinas que estão nos portos climatéricos, interpretadas e rapidamente têem a sua resposta transmitida em efeito, ou seja: Se Madrid envia uma mensagem a pedir chuva e o porto calcula que as condições são possíveis e que o pedido é razoável nem responde, envia logo as nuvens necesárias; se a resposta é não, não envia o efeito climatérico e a resposta é essa* mesma falta de resposta (imagíne-se o poder político desta agência, que se pode dar ao luxo de dar respostas deste género!).

Esta história com ares de ficção não é mesmo ficção, esta agência não é nova. A ASCCM Existe há já muito tempo e teve o seu tempo áureo nos anos 50 (ainda não havia a comunidad de madrid mas madrid como cidade central do estado). Nesta altura a população, embora não conhecesse bem as entranhas da agência ou o tema que tratava (como hoje em dia com o ministério da ciência), sabia da sua existência, comentava e até protestava contra respostas dadas pelos portos. Zangava-se a sério quando o boletim metereológico as enganava e faziam muitas piadas e ditos em que o tempo era figura central. A pouco e pouco, em vez de morrer como na memória dos cidadãos a agência evoluiu e tornou-se secreta. Varias outras cidades descobriram esta agência e tentaram copiar, algumas com muito êxito até (nenhuma como a de Paris), o sistema há muito implantado em Madrid.

O último boletim do departamento comercial previa a venda do franchise a cidades como New Orleans e Miami (casa assaltada, trancas à porta).
No sudeste asiático há um sistema muito parecido mas bastante mais complexo e multiestatal fazendo com que o tráfico de informação seja tão grande que por vezes deixe de funcionar o sistema e o clima fique fora de controlo.




*porque realmente ninguém se importa demasiado com as mudanças climatéricas não catastróficas e afinal o que importa se chove terça ou segunda? Por isso também não nos aborrecemos quando o boletim metereológico nos enganou e até achamos que não vale a pena falar disso a não ser que se esteja numa situação muito desconfortável.

Até à próxima, O Homem do Tempo

Herbalizer - Goldrush

1 Comments:

Blogger Jair said...

Asim vale a pena

2:24 PM  

Post a Comment

<< Home